quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VINTAGE E RETRO? O QUE É PIN-UP E BANDAGE?


Recebi um e-mail de um leitor e aproveitando sua dúvida, respondo acrescentando algumas informações que devem estar no dicionário de quem se liga nas tendências.

“Olá, visitei seu blog e achei interessante as dicas, por isso venho lhe pedir ajuda com o presente de aniversário da minha namorada. Ela me disse que gostaria de algo retro por estar na moda, o que você sugere?
Obrigado desde já,
Ricardo”

Em primeiro lugar o retro está presente tanto nas peças de roupas, como nos sapatos e acessórios.  É interessante que você “jogue verde para colher maduro”. Tente descobrir as preferências, ou aquilo que no momento a namorada mais precisa.  E aí vão as dicas de como acertar no presente, independente daquilo que escolher.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE VINTAGE E RETRÔ? Vintage  é um termo que vem do inglês, com significado semelhante ao retrô (termo francês).  Ambos são marcados pela volta do estilo de décadas passadas, sendo o Vintage  das décadas de 1920-1960. O Retrô  também é a volta ao passado, remontando as tendências das décadas passadas, como os anos 80.
O Vintage é marcado pelo balonê e a cintura alta. Essas peças ficam excelentes quando misturadas com o estilo contemporâneo. Por exemplo a blusa balonê com jeans e a calça de cintura alta com blusinha baby look.
No estilo retro se destaca o Poá, que fica lindo em lenços e vestidos. Os cintos que delineiam a cintura estão em alta, podem ser usados em vários looks, dos mais retros aos mais moderninhos.

E claro que não podemos deixar passar a grande tendência do momento: NEON,  encontrado em absolutamente tudo! Para quem se sente inseguro ao usar roupas nessa coloração, pode apostar nos sapatos, mas se mesmo assim tem receio, comece pela maquiagem.

O QUE É PIN-UP?  É o estilo Betty-Boop, onde o destaque é a sensualidade, deste modo se destacam-se as meias e as lingeries.

O que é BANDAGE? O termo vem do inglês e significa atadura. Esse é o estilo de roupa bem justa, tendo como principais representantes as saias e os vestidos.

E os CORSETS? Estão voltando com tudo. Os corsets historricamente tem a função de moldar o corpo da mulher, por isso devem ser sob medida e com material apropriado. Geralmente são peças caras, portanto para as mulheres que apenas querem montar um look, podem optar pelo CORPETE , que é uma réplica simplificada do corset e não possui a função de modelagem da cintura. Lembre-se: a lingerie nesse estilo chama-se CORSELET.


Não é muito difícil compor um visual retro (ou com peças retro), basta prestar bastante atenção nas opções, e pensar no que mais se ajusta no seu corpo, sem fugir do seu próprio estilo.
E lembre-se, se for presentear alguém, procure conhecer bem o gosto da pessoa para não errar. Mas se você tem dúvidas, nesse caso minha dica é procurar escolher algo que dificilmente não se ajustaria ao corpo e ao estilo dela, como por exemplo acessórios fáceis de combinar.

2 comentários:

Guilherme Hollweg disse...

Belíssimo post.
Confesso que não sabia as diferenças entre Bandage, e os outros modelos.
Muito legal, seu blog está cada vez melhor.
Uma verdadeira onde de dicas para as pessoas se vestirem bem.
Parabéns! :D

LiLi disse...

Obrigada!