terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Diferença entre Torta e Bolo


Olá queridos!


Desculpem pelo tempo sem atualizar, mas vocês me entendem né? Faculdade, trabalho, vida social e preguiça rsrsrsr

Bom, não vou enrolar mais nas desculpas e vou direto ao assunto: quero contar pra vocês como foi uma pequena parte do meu dia ontem. Eu estava na faculdade com minhas colegas fazendo um trabalho da disciplina História da Alimentação, na próxima terça-feira iremos apresentar sobre a história da confeitaria e, claro, além do falatório terá muuuuuuita comida.

Enquanto fazíamos o planejamento do trabalho, surgiu uma grande discussão: qual a diferença entre torta e bolo?

Eu, com os meus vastos conhecimentos que foram adquiridos ao longo dessa minha longa existência, tentei sanar a dúvida, eis a minha resposta:


Torta: é feita com pão-de-ló, combinada com recheio de frutas, sendo que a primeira camada é de creme, é mais gostoso consumir gelada. Para aqueles que gostam da torta (ou bolo hehehe) molhadinho(a) essa é a melhor opção, bem como para os que curtem mais o recheio do que a massa, já que o pão-de-ló é mais leve e não possui muito sabor concentrado.

Bolo: pode ser apenas uma massa assada, bem simples, sem cobertura ou recheios. No entanto, quando for recheado é, em geral, com sabores que não sejam a base de frutas, como por exemplo: chocolate, baunilha, creme de nozes, etc., as camadas tem início por uma fatia de massa, essas tem um sabor mais encorpado e é mais sequinha. O sabor do bolo pode variar conforme as mais diversas receitas existentes, sendo que os cremes para o recheio são em menor quantidade em relação a massa.



OBS.

Tanto o bolo recheado como a torta podem ser confeitados por fora, seja com glacê, chantilly, pasta americana, etc.

A torta também pode ser salgada, porém nesse caso, é mais comum de receber o nome de quiche.

Existem doces que recebem nome de torta, mesmo não sendo feitos com pão-de-ló, é o caso da famosa torta de bolacha, ou seja, em alguns casos, torta foge da regra do uso do pão-de-ló, sendo substituídos por outras opção, como bolacha ou pão.

A combinação de recheios e massa (pão-de-ló com frutas e bolo com os demais recheios) não é obrigatória, apenas mais comum e adequada, porque o costume das pessoas é de misturar, ficando confuso de identificar se é torta ou bolo, portanto, na minha opinião guie-se pela massa: é pão-de-ló? Se sim, é uma torta. Se não for pão-de-ló, então é bolo.


Sinceramente, essa minha "teoria" é a junção de tudo que aprendi sobre a questão, posso estar equivocada, mas pesquisei na net sobre isso e encontrei respostas muito vagas, assim concluí que não há um acordo unânime (como tudo na vida...) de opiniões ao respeito. Foi adicionando uma hipótese à outra que formei a minha opinião e você pode adotá-la como sua resposta também.

Enfim, é com esse post que lanço a minha primeira tese. rsrsrsrsr

Nenhum comentário: