terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal X Criança rica e pobre



 Se você ainda não pensou nisso, há tempo para pensar: o Natal está se aproximando e muitas famílias estão passando fome.
O Natal é a época em que o mundo fica mais solidário (sim, eu sei que é por obrigação), as crianças esperam o presente de Natal e o Papai Noel (e nem me importo com a verdadeira história do Natal, eu amo o mundo de fantasias), os entes queridos se reúnem para fazer ceia farta e cometem todos os abusos (estou falando sobre comer e beber) para festejar o nascimento de Jesus Cristo (embora não saibam como o dia 25 ganhou essa simbologia e esqueçam "o verdadeiro significado do Natal).
O Natal pode ser uma época linda ou triste demais. Depende do ponto de vista de cada um.
Há aqueles que resolvem se revoltar com a data, levando em consideração a realidade do ser humano capitalista: uns passam fome e outros tem demais. O Natal não é o nascimento de Cristo, era festa pagã, o presente é só uma forma de sustentar o lucro do comércio etc. Sim, essas pessoas tem toda razão.
Há aqueles que resolvem ajudar o próximo, orar na hora da ceia e celebrar o nascimento de Jesus, comemorar a importante data presenteando as pessoas para mostrar que elas são importantes. Essas pessoas também estão certas.
Independente do que é o Natal, eu farei dele uma data feliz e de reflexão. Não vou deixar que a ideia que essa é uma falsa comemoração me impeça de praticar a caridade ao próximo, PRINCIPALMENTE, porque aqueles que estão famintos não conhecem a verdadeira história do Natal, mas sabem que os "ricos" comem e bebem de montão, se trocam  presentes e esperam o Papai Noel, que Jesus nasceu e é hora de comemorar. Felicidade... Ah felicidade... que não existe para esses cidadãos. Os adultos já se sentem conformados com essa e situação e só sabem que nada vai mudar, morrerão assim, embora também torçam para que alguém realize os sonhos de suas crianças, afinal, dói demais ver lágrimas nesses inocentes rostinhos, cujo semblante é de fome e desejo de ser lembrado por aquela importantíssima e especial figura: O Papai Noel. Essas crianças acreditam no mesmo Natal das outras que ganharão um presente de cada familiar, e teriam algum motivo para não acreditar? Claro que não, são crianças como todas as outras.
Como uma criança pobre se porta nessas condições? Simplesmente fica na vontade e na esperança. Vontade de ter a vida e o Natal dos ricos. Esperança que alguém realize esse sonho.
E nós, como nos portamos diante dessa situação? Damos um presentinho para uma criança pobre, porque o Natal é a época da caridade, nos reunimos com a família, comemos e bebemos.
Eu sei que isso está muito errado. Isso faz o meu coração doer, juro. Mas eu não vou tirar a ilusão das crianças, sejam ricas ou pobres, eu viverei nesse mundo em que o Papai Noel existe, já disse que gosto de fantasias, todo mundo gosta, ou há alguém que não sonha?
Vou fazer de tudo para que a ilusão do Papai Noel não morra da forma mais dolorosa para qualquer criança. Quanto a Jesus Cristo e seu nascimento, não importo de contar a real historia e deixar que cada um, no momento exato, decida no que acreditar.
Sim, vou ser mais uma pessoa que dá o presentinho para as crianças pobres e depois vou participar de uma deliciosa ceia de Natal. Vou fazer isso simplesmente por que o Natal é o dia em que o mundo pratica a caridade? NÃO. Vou fazer isso, porque o mundo acredita no calor do Natal e seria cruel contar a verdade logo agora, pois as crianças que não ganham a sonhada bicicleta, devido a pobreza dos pais que não podem comprar, voltarão a escrever para o Papai Noel dizendo: "eu sei que eu não ganhei a minha bicicleta, mas eu não importo, eu sei que não mereci." Crescer acreditando nesse regime de merecimentos é o que? É sustentar a sociedade burguesa. Então é pior dar o presentinho? Não, se você der o presentinho, estará cultivando a ideia que todos podem (não é bem assim na realidade, eu também sei), mas se você não abandonar essa criança ao longo da vida, poderá ajudar ela a aproveitar as oportunidades que aparecem ou até mesmo criar novas oportunidades para aqueles que estão “perdidos”.
Assim o Natal é uma excelente data começar a praticar a caridade, mas péssima por existir apenas uma vez ao ano. Sendo assim, não espere 364 dias para voltar a ajudar a criança. Alimente os sonhos o ano inteiro.
Ainda há tempo de fazer uma criança feliz nesse Natal. Faça! Mas jamais a esqueça até que o 25 de dezembro volte novamente. Isso independe de crenças e opiniões.

Nenhum comentário: